Vitamina A, carotenoides e seus efeitos na saúde

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A vitamina A (ou retinol) é um micronutriente essencial proveniente da dieta, que é peça fundamental em diversos processos biológicos que se estendem à fertilidade, diferenciação celular, inflamação e desenvolvimento embrionário.

O olho é o órgão mais sensível à falta dessa vitamina, uma vez que a função da importância de manutenção do epitélio começa no desenvolvimento embrionário do olho e estende-se ao longo da vida.

Em 1929, Mellanby e Green reconheceram a importância fisiológica da vitamina A sobre o sistema imune, sugerindo um papel “anti-infecção viral”. Já em 1932, Ellison investigou sua participação no processo de restauração da saúde, suplementando crianças com sarampo com vitamina A, observando uma redução de 58% na mortalidade.

Hoje sabemos que o retinol promove a maturação de células imunes e facilita a regeneração de barreiras danificadas pela infecção.

A deficiência dessa vitamina é uma das principais causas de cegueira evitável em países de baixa e média renda no mundo. A principal causa dessa deficiência é a baixa ingestão de fontes de gordura, uma vez que o sistema endócrino não capacidade de produzir essa vitamina por meio da síntese.

Vitamina A e carotenoides

Em 1930, foi descoberto que o betacaroteno podia ser convertido in vivo em retinol, e por isso, também é conhecido como pró-vitamina A. A conversão do betacaroteno em vitamina A ocorre no principalmente no intestino, mas também no fígado, rins, tecido adiposo e pulmões.

Na saúde

Os carotenoides têm um papel considerável na saúde, não apenas por apresentarem atividade pró-vitamina A, mas também por seu efeito antioxidante, o que explica sua ação na prevenção de diversas doenças. Muitas propriedades biológicas dos carotenoides ajudam a manter a saúde, a diminuir o risco de doenças não transmissíveis como câncer, doenças cardiovasculares, doenças relacionadas à visão, declínio das funções cognitivas e sistema imune.

Fonte alimentar

Os principais alimentos fontes de carotenoides são: brócolis, cenoura, couve, tomate, espinafre, caqui, mamão papaia, pitanga, gema de ovo, pimenta, chicória, melancia e morango.

Agora que você já sabe sobre a atuação da vitamina A e carotenoides na sua saúde, que tal incluir alguns desses alimentos na sua dieta, e fortalecer seu sistema imune?

Pastore, G. M., Junior, M. R. M., Cazarin, C. B. B., Bicas, J. L.; Antioxidantes (Vitaminas A, B, C, D, E) e minerais (cobre, zinco, selênio) In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019

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