Vegetais: um pilar do bem-estar

0
102

A nutrição, principalmente a dieta baseada em vegetais, é um dos pilares da medicina do estilo de vida. Isso porque, uma alimentação adequada é fundamental para o bem-estar físico e mental, prevenindo doenças, especialmente as doenças crônicas não transmissíveis, tais como diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e câncer.

Os alimentos são fontes de compostos bioativos que podem exercer efeitos no nosso sistema nervoso, por isso, a neuropsiquiatria, têm buscado cada vez mais abordar a nutrição como uma ferramenta importante no controle e produção de neurotransmissores.

Segundo um estudo de revisão, publicado na revista Nutrients, os alimentos podem afetar o humor, dependendo da disponibilidade de precursores de neurotransmissores e mecanismos de recompensa. Por exemplo, a dopamina desempenha um papel essencial nos seres humanos em relação a coordenação dos movimentos e motivação dos movimentos do corpo.

Além disso, suplementos alimentares de vitaminas e minerais, combinados com ferro e folato, podem ajudar os pacientes a se recuperarem de letargia e depressão.

Entre os principais neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar estão a dopamina e a serotonina. Alguns alimentos são fontes de seus precursores, ou seja, atuam estimulando esses neurotransmissores, tais como o triptofano.

Os autores da pesquisa identificam os principais alimentos fontes desses neurotransmissores. Frutos como bananas e abacate contêm altos níveis de dopamina. Mais especificamente, os níveis de dopamina foram encontrados na casca de banana (700 μg/g), na polpa da banana (8 μg/g) e no abacate (4-5 μg/g).

A serotonina, capaz de modular comportamentos, alimentação e sono, pode ser encontrada em frutas, vegetais e sementes. Encontradas nos frutos verdes da banana prata e em alimentos como a pimenta, a páprica, a avelã, tomate cereja, abacaxi, ameixa, maracujá, papaia, kiwi, espinafre, arroz selvagem, e no café (persistindo até mesmo após a torrefação, no café em pó).

Manter uma alimentação a base de vegetais é essencial dentro do propósito da medicina do estilo de vida, que busca o bem-estar do indivíduo através de diferentes abordagens.

Que tal incluir estes alimentos na sua rotina?

Referências bibliográficas:

Briguglio, M.; et al. Dietary Neurotransmitters: A Narrative Review on Current Knowledge. Nutrients. 2018 May; 10(5): 591.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome