Sono: qualidade e duração

Como dormir sem contar carneirinhos? 

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Os distúrbios do sono não são novidade. Já falamos sobre os aspectos relacionados ao desenvolvimento de doenças e o sono. Hoje vamos abordar outros aspectos.

Em um estudo conduzido por pesquisadores norte-americanos, foi avaliada a relação entre vários fatores de estilo de vida de estudantes universitários e seu impacto na duração e na qualidade do sono.

Os pesquisadores identificaram que a escolha dos alimentos e a atividade física estão significativamente relacionados à qualidade do sono, bem como a quantidade de cafeína consumida.

Tanto a quantidade de cafeína consumida quanto a média de horas trabalhadas por semana foram relevantes para a duração do sono, porém outros fatores também podem alterar essa relação.

O desenvolvimento de distúrbios do sono está intimamente relacionado às tendências socioculturais, tecnológicas e o estilo de vida que caracterizam a nossa época.

As estratégias de tratamento projetadas para sanar os distúrbios específicos do sono têm se concentrado amplamente no ritmo circadiano,  poucas intervenções foram desenvolvidas em atenção aos fatores ambientais e comportamentais do estilo de vida que afetam o sono, como exposição eletrônica da mídia, atividade física, ganho de peso e uso de substâncias.

E o que podemos fazer para dormir melhor?

Algumas dicas podem melhorar a qualidade do seu sono. Mas, é sempre importante estar atento aos sinais e sintomas do seu corpo e sempre que necessário, buscar auxílio de um profissional de saúde:

  • Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, para ajudar a regular o seu relógio biológico.
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Evite o consumo de cafeína, nicotina e álcool no período da noite;
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos próximo à hora de dormir e procure realizar alguma atividade tranquila, como ler ou meditar.

Tenha bons sonhos!

Referências bibliográficas:

Campsen NA and Buboltz WC. Lifestyle Factors’ Impact on Sleep of College Students. Austin J Sleep Disord. 2017; 4(1): 1028.

Shochat, T. Impact of lifestyle and technology developments on sleep. Nature and Science of Sleep 2012:4 19–31.

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