Saúde mental e estilo de vida

0
95

Talvez, arriscamos dizer que nunca ouvimos tanto falar sobre a importância da saúde mental como estamos ouvindo nesses tempos, não é mesmo? Isso porque, a rotina incansável do trabalho em home-office (para as atividades que permitem), o trabalho na linha de frente ao enfrentamento à doença e, em alguns casos, até mesmo o medo de perder o emprego que, caminha lado a lado com os medos e as incertezas, coloca me cheque a nossa saúde mental.

E pensando nisso, hoje trouxemos um artigo de pesquisadores do Reino Unido de como a medicina do estilo de vida pode auxiliar na nossa saúde mental. Isso por que, já é bem estabelecido que vários fatores do estilo de vida desempenham um papel importante na modificação positiva de doenças médicas e psiquiátricas e na morbimortalidade associada.

E isso inclui comer alimentos saudáveis, a prática de atividade física, parar de fumar, evitar álcool e substâncias ilícitas. Fatores adicionais de estilo de vida para uma vida saudável incluem ambiente seguro e tranquilo, qualidade do sono, atividades desestressantes e agradáveis, conexões/apoio social e atividades mentais saudáveis.

Em linhas gerais, a partir da revisão proposta pelos autores, as evidências apontam que a modificação positiva dos fatores do estilo de vida é essencial tanto para a melhoria quanto para a manutenção da saúde física e mental.

Mas, o que vale para um determinado indivíduo, pode não se adequar ao outro. Cada indivíduo é único e, portanto, requer o seu próprio conjunto exclusivo de programas de modificação do estilo de vida.

De fato, é útil reconhecer que cada estilo de vida pode influenciar os demais, através de vários mecanismos subjacentes, como melhoria nos processos inflamatórios que podem resultar de inatividade, excesso de consumo de alimentos não saudáveis / inflamatórios, obesidade e tabagismo.

Nesse sentido, para que as mudanças sejam mais efetivas, é importante e mais fácil adotar uma mudança por vez, modificando apenas um fator de estilo de vida. Em contrapartida, devem ser feitos esforços de à medida que uma mudança for incorporada, que outros fatores do estilo de vida sejam incorporados, pois tendem a trabalhar sinergicamente e provavelmente terão maior efeito sobre modificar positivamente a morbimortalidade relacionada à saúde física e mental.

Portanto, em tempos de pandemia, o que você consegue incorporar na sua rotina, que pode beneficiar sua saúde mental?

 

 

Referências bibliográficas:
ZAMAN, R.; HANKIR, A.; JEMNI, M. Lifestyle factors and mental health. Psychiatria Danubina, 2019; Vol. 31, Suppl. 3, pp 217-220.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome