Os primeiros 1100 dias: Nutrição e alimentação.

0
916

Nesta semana comemoramos o Dia Mundial da Alimentação e para abordarmos o tema, vamos falar sobre alimentação no início da vida. Recentemente, foi lançado um compêndio cujo tema percorre a temática da alimentação, nos primeiros 1100 dias, como uma janela de oportunidades para a otimização da saúde e prevenção de doenças.

Isso porque, falar em nutrição ao longo da vida, é preciso pensar que os cuidados com a alimentação devem ser iniciados ainda durante a preparação da gestação (no caso de gestação planejada) e ao longo da gravidez, com cuidados especiais até os 2 anos de vida do bebê. E claro, por toda a vida.

 

Mas, o que seria de fato uma nutrição adequada neste período?

A nutrição adequada é aquela em que a ingestão de alimentos promove o crescimento, a realização de todas as funções do organismo e garante uma boa saúde, por meio de uma dieta balanceada que fornece todos os nutrientes essenciais em quantidades e proporções ideais, de acordo com cada fase da vida.

A seleção criteriosa de alimentos ricos em nutrientes é geralmente a melhor estratégia para atender às necessidades nutricionais. Particularmente, os alimentos vegetais, como frutas, vegetais, grãos integrais, feijões, nozes, sementes e chás, que fornecem uma série de substâncias benéficas à saúde, além das vitaminas e minerais, incluindo carotenóides e polifenóis, como flavonoides.

Portanto, durante a gestação e até os dois primeiros anos de vida do bebê, ou seja, nos primeiros 1100 dias, garantir uma boa alimentação é essencial para garantir uma boa saúde e diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas tardiamente.

Nutrientes adicionais, introduzidos na dieta por meio de suplementos alimentares e alimentos fortificados, podem ajudar algumas pessoas a garantir suas necessidades nutricionais, principalmente em período de vida em que as demandas estão aumentadas, como na gestação e na lactação.

E se você quer saber mais sobre esse tema, aproveite e acesse o conteúdo do livro disponível on-line. Ou, concorra ao nosso sorteio nas redes sociais! Referências bibliográficas:

Nogueira-de-Almeida, C. A.; Pimentel, C.; da Fonseca, E. B. Além da nutrição: o impacto da nutrição materna na saúde das futuras gerações. Luiz Martins Editorial Ltda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome