Nutrientes importantes na gestação

A ingestão ideal de nutrientes é aquela que promove a saúde e reduz o risco de doenças crônicas, e minimiza o risco de excesso.

0
112

No último artigo, discutimos a importância dos cuidados essenciais durante a gestação, vendo, portanto, que o estilo de vida e uma alimentação balanceada é fundamental neste período. Hoje, vamos falar especificamente sobre os nutrientes importantes neste período, que devem ser priorizados para um bom prognóstico da gestação, para a saúde da mãe e do bebê.

A seleção criteriosa de alimentos ricos em nutrientes é geralmente a melhor estratégia para atender às necessidades nutricionais. Especialmente, os alimentos vegetais, como frutas, vegetais, grãos integrais, feijões, nozes, sementes e chás, que fornecem uma série de substâncias benéficas à saúde, além das vitaminas e minerais, incluindo carotenóides e polifenóis, como flavonoides, cujos benefícios já foram abordados ao longo do mês passado aqui no portal.

De forma geral, a ingestão ideal de nutrientes é aquela que promove a saúde e reduz o risco de doenças crônicas, e minimiza o risco de excesso. As recomendações de ingestão atuais, seguem os critérios estabelecidos pelas Dietary Reference Intakes (DRIs), que se constituem na mais recente revisão dos valores de recomendação de nutrientes e energia, com parâmetros específicos na gestação.

A recomendação de nutrientes específicos varia conforme o período pré gestacional, gestação e lactação.

No período pré-gestacional, os nutrientes que devem receber uma atenção especial são o ferro, a vitamina B12, vitamina D, o folato e o iodo. Já no 1° trimestre gestacional, o ferro, a vitamina B12, vitamina D, proteína e os lipídeos são essenciais. Ao longo do 2° e 3° trimestres, a atenção é para as proteínas, lipídeos, carboidratos, ferro, cálcio, e vitaminas. E no período da lactação, a proteína, os lipídeos, o cálcio, o ferro e a vitamina D devem ser priorizados e serem consumidos nas quantidades recomendadas.

E a suplementação, é necessária?

As principais diretrizes sobre suplementação de micronutrientes para mulheres no período pré-concepção, gestação e lactação, apontam que as mulheres que querem engravidar ou que estão no primeiro trimestre da gravidez devem ser aconselhadas a consumir ácido fólico adequado (0,4 – 0,8 mg/d), sem risco para doenças do tubo neural, para prevenir defeitos do tubo neural, visto que, o ácido fólico é um dos poucos micronutrientes mais biodisponíveis na forma sintética de suplementos ou alimentos fortificados do que na forma dietética natural (folato).

Além disso, os suplementos multivitamínicos pré-natais, os poli vitamínicos e minerais fornecerão ácido fólico, vitamina D e muitos outros micronutrientes essenciais durante a gestação.

Mas, vale lembrar sempre que, para quem está planejando engravidar ou já estiver grávida, a decisão da suplementação é sempre da equipe profissional, médicos e nutricionistas, para que a indicação e o tipo/dose do suplemento sejam adequadas a cada indivíduo.

 

Referências bibliográficas:

 

Pimentel, C. A nutrição ideal: da pré concepção à amamentação. In: Nogueira-de-Almeida, C. A.; Pimentel, C.; da Fonseca, E. B. Além da nutrição: o impacto da nutrição materna na saúde das futuras gerações. Luiz Martins Editorial Ltda.

ADA. Position of the American Dietetic Association: Nutrient Supplementation. Journal of the American Dietetic Association. Dec, vol 109, no. 12, 2009.

AND. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Micronutrient Supplementation. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. November, 2018, vol 118, no.1.

Hanson, M. A.; Bardsley, A.; De-Regil, L. M.; Moore, S. E.; Oken, E.; Poston, L.;  Ma, R. C.;   McAuliffe, F. M.; Maleta, K.;  Purandare, C. N.;  Yajnik, C. S.;  k, Rushwan, H.;  Morris, J. L. The International Federation of Gynecology and Obstetrics (FIGO) recommendations on adolescent, preconception, and maternal nutrition: “Think Nutrition First”. International Journal of Gynecology and Obstetrics 131 S4 (2015) S213–S253.

Manson, J. E.; Bassuk, S. S. Vitamin and Mineral Supplements: What clinicians need to know. JAMA. March, 6, 2018, vol 319, no. 9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome