Nutrição ótima: um novo conceito

0
155

O conhecimento atual da população sobre a importância de fatores como estilo de vida, atividade física e alimentação saudável para conquistar benefícios para o corpo, levou ao aumento da procura por produtos que oferecessem as melhorias desejadas na saúde.

Dessa forma, os alimentos funcionais e compostos bioativos se tornaram cada vez mais importantes e passaram a ser o foco de muitos estudos, que evidenciaram seus benefícios, colocando-os em um novo espaço entre a dieta e a medicação.

Na medida que as pesquisas e descobertas se aprofundaram, deram lugar a um novo conceito, a nutrição ótima. Ela é aquela que está contemplada em sistemas alimentares que visam a sustentabilidade e estabelecimento de harmonia entre alimento, planeta e saúde.

Graças aos avanços de tecnologia, esses alimentos invadiram gôndolas, se espalharam em inúmeras categorias de produtos e se tornaram queridos pelos consumidores. Dentre as diversas criações que os alimentos funcionais e compostos bioativos permitiram, estão o macarrão feito de feijão e alimentos básicos do dia a dia fortalecidos com nutrientes essenciais para evitar carências. Assim, aquele suco de todo lanche da tarde agora também pode oferecer DHA ou vitamina D, que geralmente estão em falta na população.

O conceito de nutrição ótima busca, através do conhecimento, garantir o alcance do potencial máximo humano em termos de desempenho físico e cognitivo. Ele também recebeu investimentos significativos em pesquisas, alcançando resultados importantes como a compreensão do papel da dieta nas doenças crônicas, metabolismo, e a ação de macro e micronutrientes em nosso corpo.

A nutrição também é um dos pilares da medicina do estilo de vida, tema que abordamos muito aqui no portal, o que, mais uma vez, evidencia que ao ser combinada com hábitos saudáveis, ela é extremamente potente e capaz de prevenir, reduzir ou tratar doenças crônicas não transmissíveis.

Quer saber quais são os compostos bioativos e alimentos funcionais que moldam a nutrição ótima? Você já pode comprar nosso livro que contempla este tema, escrito pelos principais nomes da área no Brasil!

 

Referência bibliográfica:

Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T.; História e importância dos compostos bioativos em alimentos funcionais In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome