Mas afinal, o que são alimentos funcionais?

Confira neste artigo os termos mais usados e importantes no contexto dos alimentos funcionais.

0
73

Nós estamos discutindo sempre temas relacionados a alimentos funcionais. Mas afinal, você sabe o que significam todos os termos que utilizamos?

No livro “Alimentos funcionais e compostos bioativos”, as autoras e organizadoras, Carolina Vieira de Mello Barros Pimentel, Maria Fernanda Elias, Sonia Tucunduva Philippi, discorrem sobre as definições mais importantes.

Alimento “É toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais, essenciais à sua formação, manutenção e desenvolvimento”.

Já alimentos funcionais são aqueles alimentos que contém um ou mais compostos com impacto positivo na saúde, chamados substâncias. Enquanto os nutrientes têm função no organismo, os compostos bioativos têm ação de modular positivamente algumas funções no organismo, otimizando – as.

E o que é nutriente?

É toda substância química consumida normalmente como componente de um alimento, que proporcione energia, que seja necessária para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da saúde e da vida ou cuja carência resulte em mudanças químicas ou fisiológicas características.

Outro termo que utilizamos bastante são as substâncias bioativas, ou seja, nutriente ou não nutriente consumido normalmente como componente de um alimento, que possui ação metabólica ou fisiológica específica no organismo humano.

Muito embora os alimentos funcionais possam ser obtidos por processos de fortificação e enriquecimento, eles não são considerados alimentos enriquecidos.

E o que isso quer dizer?

Os alimentos enriquecidos são aqueles aos quais é adicionado um ou mais nutrientes essenciais, tais como vitaminas, minerais e ou aminoácidos, em quantidades definidas em regulamento específico. O objetivo desta adição é reforçar o seu valor nutritivo em um ou mais nutrientes.

 

Referências bibliográficas:

Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Conceitos e classificação dos compostos bioativos. In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome