Livro: Alimentos funcionais e compostos bioativos

Conheça um pouco mais sobre essa obra que se constitui em um marco teórico no campo da nutrição.

0
127

Hoje estamos em festa por aqui no portal. Sabe por quê? Ontem foi o lançamento oficial do nosso mais novo livro que tanto estamos falando por aqui, não é mesmo? A obra, intitulada “Alimentos funcionais e Compostos Bioativos”, organizada por mim, Dra. Carolina Pimentel, pela professora Sônia Tucunduva e pela Dra. Maria Fernanda Elias, se constitui em um marco teórico importante para a nutrição.

Trata-se de uma importante contribuição científica, porque reúne em um mesmo livro, temas tão essenciais para a ciência da nutrição analisados sob a ótica dos alimentos funcionais e compostos bioativos.

Além disso, em cada capítulo, os autores tiveram o cuidado de embasar seus apontamentos nas mais recentes discussões científicas. Sem contar que ainda é um guia importante para todos os estudantes e profissionais que atuam na nutrição nos dias, pois traz condutas práticas importantes.

O livro foi desenvolvido sob a concepção e perspectiva interdisciplinar, contemplando diferentes áreas do conhecimento, envolvendo Alimentação, Nutrição, Saúde, Tecnologia, Mercado, Tendências, Sustentabilidade e Gastronomia relacionadas com a complexidade e entendimento das questões alimentares e nutricionais, bem como, seus desafios.

Está apresentado em quatro partes, contendo 33 capítulos.

A primeira parte, destina-se aos princípios gerais com o Histórico e a importância dos compostos bioativos em alimentos funcionais e os conceitos e classificação dos compostos bioativos.

A segunda trata especificamente dos grupos de alimentos e seus compostos bioativos. Na parte seguinte, são discutidos os benefícios à saúde com os compostos bioativos e com os alimentos funcionais em áreas já consagradas pela nutrição, bem como, áreas mais recentes.

Por fim, a última parte apresenta outros aspectos importantes e atualizados que merecem destaque como assuntos regulatórios, sustentabilidade e meio ambiente, tendências de mercado e gastronomia.

Espera-se, sobretudo, com esta obra, que possamos contribuir não apenas com a prática da atividade nutricional, mas acima de tudo, para a melhoria da qualidade de vida, do cenário epidemiológico nutricional e na difusão do conhecimento sobre os alimentos funcionais e compostos bioativos presentes nos alimentos.

Por isso, convidamos você a conhecer de perto esta obra que foi carinhosamente preparada e que está ricamente densa de conteúdo que priorizamos por aqui!

Um grande abraço,

Equipe Dra. Carolina Pimentel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome