Imunidade e compostos bioativos

0
320

Nesse cenário de pandemia que nos encontramos atualmente, entramos uma população extremamente preocupada com a saúde, mas principalmente com sua imunidade.

O desenvolvimento do sistema imunológico começa ainda no período embrionário, e só atinge a maturidade nos primeiros anos de vida. Esse amadurecimento é afetado por fatores internos e externos, mas além deles, a nutrição, ou melhor, imunonutrição tem papel fundamental, uma vez que as células do corpo humano precisam de macro e micronutrientes, além de compostos bioativos que se encontram em alimentos funcionais, para se desenvolverem.

Os alimentos funcionais são aqueles que sua ingestão proporciona benefícios comprovados em uma ou mais funções do organismo humano, ou que reduz o risco do surgimento de doenças, principalmente as não transmissíveis.

Os compostos bioativos, por sua vez, são moléculas que na maioria das vezes derivam do reino vegetal, que apesar de não possuírem apelo nutricional, têm a capacidade de modular uma ou mais vias metabólicas no organismo, resultando em diversos benefícios à saúde, principalmente na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.;

 

Na tabela abaixo você pode conhecer alguns componentes funcionais, suas fontes e benefícios:

Fonte: adaptada de Abuajah, Ogbonna e Osuji (2015).

 

Você encontra mais sobre esse tema no nosso livro “Alimentos Funcionais e Compostos Bioativos” no capítulo 26 “Imunidade”, escrito pelo Doutor em Ciências pela Unifesp Bruno Barreto e pela especialista em nutrição clínica pelo Centro Universitário São Camilo Carla Moura, onde temos uma especificação para cada um dos compostos citados acima!

 

Referências bibliográficas:

Barreto, B.A.P.; Moura, C.A.F; Imunidade In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome