Fatores influenciadores da função imunológica

0
45

Entre os vários fatores que influenciam a função imunológica, o estado nutricional deve ser sempre uma preocupação do nutricionista. Sobretudo por que, uma alimentação equilibrada é essencial para contribuir para que o sistema imunológico receba todos os nutrientes necessários para sua função.

E é por isso que alguns alimentos merecem destaque nesse contexto, como o grupo das frutas, verduras e legumes.

Segundo as professoras Sônia Tucunduva Philippi e Regilda Moreira-Araújo. São alimentos importantes para a promoção da saúde, fazem parte das recomendações diárias para uma dieta saudável e contêm alimentos-fonte de vitaminas, minerais e fibras, que devem estar presentes em todas as refeições por diminuírem o risco de doenças crônicas.

E entre as vitaminas e minerais importantes para o sistema imunológico neste grupo de alimentos, estão:

  • A vitamina A;
  • O ferro – a deficiência de ferro ocorre pela ingestão inadequada levando entre outras consequências a anormalidades no sistema imune, resistência diminuída, cansaço e baixa ‘performance’;
  • O cobre, com importante função do sistema imune;
  • A vitamina B6 ou piridoxina que apresenta diversas funções metabólicas como, por exemplo, atuando como cofator no metabolismo dos carboidratos, como coenzima no metabolismo de aminoácidos, no sistema imune;
  • O manganês é um mineral importante para o sistema imune e a sua ingestão adequada (AI) para mulheres maiores de 19 anos é de 1,8mg/dia e para os homens é de 2,3mg/dia.

Se você quer saber mais sobre este assunto, confira nosso último post sobre o tema!

 

Referências bibliográficas:

Barreto, B. A. P.; Moura, C. A. F. Imunidade. In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019.

Philippi, S. T.; Moreira-Araújo, R. S. dos R.; Grupo das frutas, legumes e verduras. In: Philippi, S. T. (org.) Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. 3ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome