É sustentável?

0
86

Diante do contexto atual, em que muitas dietas emergem, é importante ampliar a discussão e incluir a pergunta: É sustentável?

Na última década, o tema sustentabilidade foi incluído em diretrizes alimentares de muitos países. Isso porque, o desenvolvimento econômico e as pressões ambientais resultantes do processo de globalização e industrialização revelam um esgotamento dos nossos recursos naturais.

O conceito de dietas sustentáveis representa uma oportunidade para avançar com sucesso no compromisso do desenvolvimento sustentável e na equalização da pobreza, diminuição da insegurança alimentar e nutricional e dos resultados de saúde precários. Por que dietas sustentáveis são dietas saudáveis.

Segundo um estudo publicado pela Advances in Nutrition, os principais fatores que determinam uma dieta sustentável são: agricultura, saúde, fatores socioculturais, fatores ambientais e a socioeconômica. Quando estes fatores ou processos são alterados, tais mudanças afetam outras categorias e, por sua vez alteram o nível de “sustentabilidade” de uma dieta. Uma dieta sustentável é perene, eterna.

Além disso, nas dietas sustentáveis o sistema alimentar influencia os resultados de saúde e ambientais, ou seja, para entender se uma dieta é sustentável, é preciso observar os efeitos agrícolas, ambientais, socioculturais e econômicos dos alimentos ingeridos e ir além do valor nutricional. Nós, nutricionistas, temos um desfio: a mudança de paradigma.

É preciso compreender que a dieta para ser adequada deve incorporar aspectos de acesso, sustentabilidade ambiental e aceitabilidade cultural. Uma educação nutricional baseada nesta visão é um passo importante no caminho do empoderamento do indivíduo e na geração de autonomia para as escolhas alimentares

A promoção de dietas sustentáveis exige uma abordagem inclusiva que reflita seus determinantes. Essa interação é fundamental. Todas as instituições envolvidas na cadeia de alimentos devem ter o compromisso com aperfeiçoamento das condições nutricionais do país, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e do cenário epidemiológico nutricional.

Vamos juntos nessa causa!

 

Referências bibliográficas:

Johnston, J. L.; Fanzo, J. C.; Cogill, B. Understanding Sustainable Diets: A Descriptive Analysis of the Determinants and Processes That Influence Diets and Their Impact on Health, Food Security, and Environmental Sustainability. Adv Nutr. 2014 Jul; 5(4): 418–429.

Jones, A. D. et al. A Systematic Review of the Measurement of Sustainable Diets. Adv Nutr. 2016 Jul; 7(4): 641–664.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome