Dietas com baixo teor de gorduras e carboidratos na perda de peso: funcionam? O que dizem as evidências?

Os resultados indicaram que não houve diferença significativa na mudança de peso entre uma dieta saudável com baixo teor de gordura ou uma dieta saudável com baixo teor de carboidrato.

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Já discutimos outras vezes aqui no portal, diferentes abordagens sobre o consumo de nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras na perda de peso. Hoje, vamos falar especificamente sobre o consumo de dietas com baixo teor de gorduras e carboidratos na perda de peso.

O que dizem as evidências científicas?

Um artigo publicado no JAMA, em fevereiro de 2018, avaliou o efeito de uma dieta saudável com baixo teor de gordura (HLF) versus uma dieta saudável com baixo teor de carboidratos (HLC) na mudança de peso ao longo de 12 meses e se esses efeitos estão relacionados ao padrão genotípico ou à secreção de insulina.

Para isso, os pesquisadores conduziram um ensaio clínico, randomizado, em 609 adultos com idade entre 18 e 50 anos, sem diabetes, com um índice de massa corporal (IMC) entre 28 e 40, ou seja, com sobrepeso e obesidade. Os participantes foram randomizados para a dieta HLF ou HLC por 12 meses. O estudo também testou se polimorfismos de nucleotídeo (variação na sequência de DNA) ou secreção de insulina foram associados com a perda de peso.

O estudo foi conduzido por meio de educadores de saúde que conduziram as orientações aos participantes HLF (n = 305) e HLC (n = 304) através de 22 sessões de grupo específicas relacionadas as dietas administradas ao longo dos 12 meses. As sessões se concentraram em maneiras de alcançar a menor ingestão de gordura ou carboidratos que poderiam ser mantidas a longo prazo e enfatizavam a qualidade da dieta. Os principais desfechos e medidas foram a mudança de peso em 12 meses e a determinação se houve alterações significativas entre o tipo de dieta e o padrão genotípico, dieta e secreção de insulina e dieta e perda de peso.

E quais os resultados encontrados?

Nas dietas HLF vs HLC as distribuições médias ao longo dos 12 meses de macronutrientes foram, respectivamente, de 48% vs 30% para carboidratos, 29% vs 45% para gordura e 21% vs 23% para proteína. A mudança de peso aos 12 meses foi de -5,3 kg para a dieta HLF versus -6,0 kg para a dieta HLC (diferença média entre os grupos, 0,7 kg [IC 95%, -0,2 a 1,6 kg]). Não houve diferença significativa para o padrão dietético-genotípico (P = 0,20) ou interação secreção de insulina-dieta (INS-30) (P = 0,47) com perda de peso ao longo dos 12 meses.

O que isso quer dizer?

Os resultados indicaram que não houve diferença significativa na mudança de peso entre uma dieta saudável com baixo teor de gordura ou uma dieta saudável com baixo teor de carboidrato, nem o padrão genotípico nem a secreção basal de insulina foram associados com os efeitos dietéticos na perda de peso. Assim, não foi possível identificar qual dieta era melhor.

No entanto, é importante salientar que o estudo apresenta importantes limitações, que podem comprometer os resultados: nível educacional elevado das pessoas na região do estudo;  outros índices existentes da dinâmica insulina-glicose não avaliados; variáveis ​​antropométricas e metabólicas secundárias em falta (porcentagem de gordura corporal, gasto energético de repouso e taxa de troca respiratória) para os primeiros 78 participantes do estudo devido ao financiamento inicial inadequado; avaliação relativamente bruta do gasto total de energia; a avaliação das características genéticas como modificadores de efeito da resposta alimentar precisa melhorar e aumentar em estudos futuros, entre outros.

Nesse sentido, vale a pena acompanhar as discussões e os novos estudos que são publicados, dada a importância do tema e os resultados, que muitas vezes, são conflitantes.

Ps. Lembre-se sempre sobre a importância de realizar acompanhamento com nutricionista para individualizar seu plano alimentar e otimizar suas necessidades específicas.

 

Referências bibliográficas:

Gardner, C. D., Trepanowski, J. F., Del Gobbo, L. C., Hauser, M. E., Rigdon, J., Ioannidis, J. P. A., … King, A. C. (2018). Effect of Low-Fat vs Low-Carbohydrate Diet on 12-Month Weight Loss in Overweight Adults and the Association With Genotype Pattern or Insulin Secretion. JAMA, 319(7), 667. doi:10.1001/jama.2018.0245

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