Dieta vegetariana e fatores de risco cardiometabólicos em indivíduos com diabetes

Em indivíduos com diabetes, a adoção de uma dieta vegetariana foi eficiente na melhora dos parâmetros relacionados a fatores de risco para desenvolvimento de doença cardiovascular, como: redução de hemoglobina glicada (HbA1c), glicemia em jejum, LDL colesterol, HDL colesterol, redução de peso corporal, IMC e circunferência da cintura.

0
189

As dietas vegetarianas, independente da classificação (ovolacto-vegetarianas, ovo-vegetarianos, veganos, etc.), possuem inúmeros benefícios para a saúde em geral, sobretudo para a saúde cardiovascular. No entanto, é importante enfatizar que assim como outros tipos de dietas, para ser saudável, a dieta vegetariana deve ser variada e equilibrada para todos os nutrientes.

Diferentes estudos na literatura reiteram os benefícios desse tipo de dieta em pessoas saudáveis, atuando na melhora do perfil lipídico, principalmente na redução do LDL colesterol. Um estudo publicado pelo Clinical Nutrition, em junho de 2018, pesquisadores do Clinical Nutrition and Risk Factor Modification Center no Canadá, conduziram uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados para a atualizar as diretrizes de prática clínica da Associação Européia para o Estudo da Diabetes. O objetivo foi identificar as evidências do efeito dos padrões das dietas vegetarianas no controle glicêmico e outros fatores de risco cardiometabólicos em indivíduos com diabetes.

Ao todo, foram incluídos nove ensaios clínicos, totalizando 664 participantes com diabetes. Os resultados indicaram que a dieta vegetariana foi eficiente na melhora dos seguintes parâmetros: redução de hemoglobina glicada (HbA1c), glicemia em jejum, LDL colesterol, HDL colesterol, redução de peso corporal, IMC e circunferência da cintura. Os autores concluíram portanto que a dieta vegetariana deve ser uma opção no controle do diabetes.

Existem muitos motivos pelos quais o indivíduo opta pela dieta vegetariana, muitas vezes, sendo uma escolha pessoal. No entanto, este artigo aponta que a dieta vegetariana pode compreendida além dos fatores de estilo de vida e sim, pode também ser utilizada como tratamento terapêutico para indivíduos com diabetes.

 

 

Referências bibliográficas:

Viguiliouk, E.; Kendall, C.W.;, Kahleová, H., Rahelić, D., Salas-Salvadó, J., Choo, V.L.;, Mejia, S.B., Stewart, S.E.;, Leiter, L.A.;, Jenkins, D.J.;, Sievenpiper, J.L. Effect of vegetarian dietary patterns on cardiometabolic risk factors in diabetes: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Clin Nutr. 2018 Jun 13.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome