Dieta materna e a influência no crescimento intra-uterino

0
90

Você sabia que quanto mais diversificada a alimentação da mamãe menor o risco de o bebê nascer pequeno para a idade gestacional?

Sim, a diversidade da dieta materna pode influenciar no crescimento intra-uterino do bebê! E para ressaltar ainda mais a importância de uma dieta nutricionalmente adequada, rica em cores, texturas e sabores, a revista Clinical Nutrition acabou de publicar um estudo que avaliou o efeito do consumo alimentar diversificado a ingestão adequada de nutrientes durante a gestação e sua associação com os bebês nascidos pequenos para idade gestacional (os chamados PIGs).

O estudo avaliou, 518 gestantes no total (casos e controles), provenientes de cinco hospitais da cidade de Andaluzia Oriental na Espanha. Sendo que para os “casos” foram selecionadas as mamães de recém-nascido pequenos para a idade gestacional.

De forma geral, podemos destacar os seguintes pontos:

  • Uma ingestão inadequada de nutrientes durante a gravidez está relacionada ao aumento de casos de recém-nascidos pequenos para a idade gestacional (PIG).
  • Mamães de recém-nascidos PIG, têm maior prevalência de inadequação nutricional e menor ingestão energética total.
  • A menor variedade de produtos lácteos na dieta da gestante, também pode ser associada a um maior risco de recém-nascidos PIG.

Sendo assim, os resultados apontam a necessidade de um olhar mais atencioso para a dieta materna a fim de redobrar o cuidado e a atenção para que haja um consumo alimentar adequado, que garanta a diversidade dos alimentos e a ingestão necessária de nutrientes durante a gravidez, o que contribui para reduzir a prevalência de recém nascidos pequenos para idade gestacional.

 

Referência bibliográfica:

Cano-Ibáñez, N. et al. Maternal dietary diversity and risk of small for gestational age newborn: Findings from a case-control study. Clinical Nutrition, Aug, 2019.

 

Clique aqui para saber mais sobre o tema “Materno-Infantil”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome