Dieta low carb ou low fat? Faz diferença?

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Faz diferença escolher entre a dieta low carb ou low fat? Essa é uma pergunta muito comum e que gera muitas discussões entre profissionais de nutrição e, mais ainda, entre a população de forma geral.

Isso se deve, sobretudo, porque consumir carboidrato e gordura parece ser sempre um problema. Ainda mais em tempos de pandemia, não é mesmo?!.

Mas afinal, faz diferença optar por uma dieta com baixa quantidade de carboidrato ou gordura?

É isso que um grupo de renomados pesquisadores investigaram e publicaram na prestigiada revista JAMA!  E nós, amantes de um bom artigo e de uma boa evidência científica, selecionamos para trazer aqui.

A partir de dados de um estudo de coorte prospectivo (que acompanhou um grupo de indivíduos ao longo do tempo, mas que os dados foram analisados apenas depois), os pesquisadores avaliaram se existia associação entre dietas com pouco carboidrato e com pouca gordura com a mortalidade total e por causas específicas em adultos (20 anos ou mais) nos EUA.

Os dados da alimentação foram obtidos por meio de recordatório alimentar e divididos em categorias de consumo, a partir de pontuações de dietas pobre em carboidrato e pobre em gordura, saudáveis e não saudáveis, baseados no percentual de energia. No total, 37.233 adultos foram incluídos na análise e os dados de mortalidade foram obtidos da própria pesquisa.

Mas afinal, consumir menos gordura ou carboidrato, fez diferença na mortalidade? No final do dia (ou da pesquisa), os autores concluem que não! Consumir uma dieta com pouco carboidrato e uma dieta com pouca gordura não se associou à mortalidade total.

O que fez de fato diferença, foi a qualidade dos nutrientes ingeridos: dieta com pouca quantidade de carboidrato e gordura, não saudável, foram associadas a maior mortalidade total, enquanto a dieta saudável com pouco carboidrato (menores quantidades de carboidratos de baixa qualidade e maiores quantidades de proteínas vegetais e gorduras insaturadas) e uma dieta saudável com baixo teor de gordura (menores quantidades de gordura saturada e maiores quantidades de carboidratos e proteínas vegetais de alta qualidade) foram associadas a menor mortalidade total.

Em resumo, o estudo aponta que se for consumir carboidratos, que eles tenham uma boa qualidade nutricional! Por isso, dê preferência aos carboidratos que contenham cereais e grãos integrais.

E para as gorduras, prefira as melhores opções: as insaturadas, que são aquelas provenientes de melhores fontes alimentares, como o atum, a sardinha (excelente opção para nós, brasileiros), as de óleos vegetais, como o azeite de oliva. As oleaginosas, como as castanhas, e o amendoim também são boas fontes também!

Já para as proteínas, as melhores opções são as de origem vegetal, pois contém mais fibras e, compostos bioativos, como os fitoquímicos, que também estão envolvidos com a prevenção de doenças crônicas, sobretudo as doenças cardiovasculares.

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Referências bibliográficas:

Shan, Z.; Guo, Y.; Hu, F. B.; Liu, L.; Qi, Q. Association of Low-Carbohydrate and Low-Fat Diets With Mortality Among US Adults [published online ahead of print, 2020 Jan 21]. JAMA Intern Med. 2020;180(4):513-523. doi:10.1001/jamainternmed.2019.6980

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