Diabetes e Alimentos Funcionais

Conheça quais são os principais alimentos funcionais/compostos bioativos com ação benéfica para a prevenção e controle do diabetes.

0
81

Continuando nossas discussões sobre os benefícios dos compostos bioativos na saúde, hoje vamos falar especificamente sobre diabetes.

No nosso novo livro, “Alimentos funcionais e compostos bioativos”, os autores Luiz Alberto Andreotti Turatti, Maristela Bassi Strufaldi e Tarcila Beatriz Ferraz de Campos discutem a importância desses compostos na prevenção e tratamento do diabetes.

Isso porque, sabe-se que uma das principais recomendações para a prevenção e controle dessa doença consiste na mudança de hábitos alimentares associada à atividade física, e ao tratamento medicamentoso adequado (medicamentos orais e/ou insulina) e monitorização glicêmica.

E quais são os principais alimentos funcionais e compostos bioativos que apresentam benefícios para o diabetes?

Existe uma grande variedade de alimentos funcionais que trazem benefícios para a saúde através de seus compostos bioativos. Entre eles, os autores discutem aqueles com maior evidência científica, como:

  • Os ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados (ômega-3: EPA e DHA);
  • As brássicas, composto por alimentos como brócolis, couve manteiga, couve de Bruxelas, couve-flor, repolho, rúcula e outros vegetais crucíferos, as brássicas são fonte de glicosinolatos que possuem promovem importante ação antioxidante;
  • As fibras alimentares e os prebióticos. Em especial, é importante destacar aqui, o papel das fibras solúveis, como as β-glucanas a aveia, psyllium e a goma-guar, têm sido recomendadas a pessoas com DM 2 a fim de melhorar a resposta pós-prandial da insulina e glicose, além do seu efeito anti-hiperlipidêmico. O consumo de aveia (beta-glucanas) contribui para reduzir a glicemia por atrasar o esvaziamento do estômago e dessa forma a glicose é absorvida de forma mais lenta.
  • Os polifenóis, uma vez que estudos referem os benefícios da utilização de alimentos com potencial efeito antioxidante, tais como café, chá, cacau e canela, na prevenção e tratamento do DM;
  • O cacau;
  • O chá verde;
  • As especiarias: Canela, Cúrcuma e Gengibre;
  • O resveratrol e as Antocianinas;
  • A pata de vaca (Bauhinia fornicata);
  • Os probióticos.

Se você se interessa por esse tema, vale a pena conferir o capítulo do livro. Os autores trazem com detalhes cada um desses alimentos/compostos bioativos à luz dos principais estudos, com doses, recomendações e mecanismos de ação.

 

 

Referências bibliográficas:

 

Turatti, L. A. A.; Strufaldi, M. B.; de Campos, T. B. F. Diabetes. In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome