Cuidados essenciais durante a gestação

Incentivar bons hábitos de estilo de vida, como a prática de exercícios físicos, a alimentação, o sono e o auto-cuidado, é essencial no período da gestação.

0
110

Continuando nossa discussão sobre gestação, hoje vamos falar dos cuidados essenciais para a mãe e o bebê durante os diferentes estágios da gestação. Para garantir o pleno desenvolvimento e crescimento do bebê, é fundamental uma dieta balanceada, sendo que a seleção criteriosa de alimentos ricos em nutrientes é geralmente a melhor estratégia para atender às necessidades nutricionais.

A escolha de alimentos vegetais, como frutas, legumes, além de grãos integrais, feijões, nozes, sementes e chás (com orientação), fornecem uma série de outras substâncias promotoras da saúde além de vitaminas e minerais, como carotenóides e polifenóis.

No entanto, quando existem evidências de nutrientes específicos que não podem ou não estão sendo satisfeitos pela ingestão individual de alimentos, como por exemplo, as necessidades aumentadas no período pré-gestacional, gestação e lactação, nesses momentos, lançar mão do uso da suplementação é de fundamental importância para que o aporte necessário seja garantido.

Mas, tão importante quanto considerar a prescrição de micronutrientes entre as mulheres em idade fértil, gestantes ou lactantes, é considerar o estilo de vida ao longo da gestação. Sendo assim, discutir aspectos da medicina do estilo de vida baseada em evidências, integrando comportamentos saudáveis em suas próprias vidas e incorporando a medicina do estilo de vida em primeiro lugar na prática clínica é essencial nesse período.

Portanto, o uso de métodos terapêuticos baseados em evidências, assim como uma dieta predominantemente plant-based, exercícios, sono, controle de estresse, moderação com o álcool, abandonar o cigarro, resiliência emocional, e outras formas que não incluam remédios, para prevenir, tratar e até reverter doenças crônicas e alguma seleção de doenças autoimunes.  Portanto, incentivar bons hábitos de estilo de vida, como a prática de exercícios físicos, a alimentação, o sono e o auto-cuidado, é essencial no período da gestação.

 

 

Referências bibliográficas:

Pimentel, C. A nutrição ideal: da pré concepção à amamentação. In: Nogueira-de-Almeida, C. A.; Pimentel, C.; da Fonseca, E. B. Além da nutrição: o impacto da nutrição materna na saúde das futuras gerações. Luiz Martins Editorial Ltda.

ADA. Position of the American Dietetic Association: Nutrient Supplementation. Journal of the American Dietetic Association. Dec, vol 109, no. 12, 2009.

Frates, B. P. Lifestyle Medicine Course Syllabus. American College Lifestyle Medicine. 2017.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome