Consumo de carnes e doenças cardiovasculares: atualidade científica

0
376

Quem nos acompanha por aqui já sabe que sempre discutimos a relação entre a proteína animal e vegetal na saúde, não é mesmo? Por isso, hoje, vamos trazer um artigo recentemente publicado pela prestigiada revista JAMA.

Trata-se de um estudo de coorte que analisou dados de 29682 participantes adultos provenientes de 6 estudos nos Estados Unidos, sendo coletados de 1985 a 2002 e os participantes foram acompanhados até 2016. O objetivo geral da pesquisa era identificar as associações entre ingestão de carne processada, carne vermelha não processada, aves ou peixes com a incidência de doenças cardiovasculares (DCV) e mortalidade por todas as causas.

Mas, será que o consumo destes alimentos se mostrou associado aos eventos cardiovasculares?

A resposta é sim, para quase todos os tipos de carnes

A ingestão de carne processada, carne vermelha não processada ou aves foi significativamente associada à incidência de doença cardiovascular, mas a ingestão de peixes não. Já em relação a moralidade, a ingestão de carne processada ou carne vermelha não processada foi significativamente associada à mortalidade por todas as causas, mas a ingestão de aves ou peixes não.

Ou seja, a associação, tanto para incidência de doenças cardiovasculares quanto para a mortalidade por todas as causas se mostrou positiva para o consumo de carnes vermelhas, enquanto o consumo de peixes, não apresentou associação.

Por isso, os resultados desse importante estudo é uma importante evidência e sinaliza implicações críticas para a saúde pública e a necessidade de mudanças nos consensos e diretrizes alimentares, considerando, sobretudo, que os comportamentos alimentares são modificáveis e a maioria das pessoas consomem esses 4 tipos de alimentos na sua dieta.

 

Referências bibliográficas:

Zhong, V. W.; Van Horn, L.; , PhD2Greenland, P.; et al. Associations of Processed Meat, Unprocessed Red Meat, Poultry, or Fish Intake With Incident Cardiovascular Disease and All-Cause Mortality. JAMA Intern Med. Published online February 3, 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome