Conexões sociais e seus benefícios

0
26

Que aproveitar o final de semana ou o tempo livre com os amigos e familiares durante a semana faz bem, todo mundo sabe, certo?! Mas, você sabia que existe uma explicação científica para o benefício das conexões?

A explicação deve-se ao fato de nos momentos em que você encontra com seus amigos, uma conexão social é estabelecida.

E as relações sociais, tanto em quantidade quanto em qualidade, são responsáveis por afetar a saúde mental, a saúde física e pasmem, podem garantir a longevidade.

Os estudos mostram que as relações sociais têm efeitos de curto e longo prazo na saúde, para melhor e para pior, e que esses efeitos surgem na infância e se propagam como um efeito cascata ao longo da vida para promover vantagens ou desvantagens cumulativas na saúde.  Por exemplo, arranjos familiares estressantes podem ter maior impacto na saúde das crianças, enquanto a pressão dos colegas e o significado social dos hábitos de saúde (como pressão para experimentar tabaco, álcool e drogas) podem ter seu maior impacto nos relacionamentos adolescentes e nas relações sociais.

Pesquisadores da Universidade do Texas sugerem algumas medidas importantes relacionadas a manutenção (ou não) de relacionamentos sociais:

  • São um recurso potencial que pode ser aproveitado para promover a saúde da população;
  • Os relacionamentos devem ser protegidos e promovidos.
  • Podem beneficiar a saúde além dos indivíduos-alvo, influenciando a saúde de outras pessoas nas redes sociais.
  • Quando sobrecarregados, tensos, conflitantes, abusivos, podem prejudicar a saúde.

Não é em vão que conexões sociais são um pilar da medicina do estilo de vida: os seres humanos estão conectados  e essa relação afeta nossa saúde.

Há evidências significativas de que o apoio social e o sentimento de pertencimento podem ajudar as pessoas a manter um índice de massa corporal saudável, controlar a glicemia, melhorar a sobrevida do câncer, diminuir a mortalidade cardiovascular, sintomas depressivos, reduzir os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático e melhorar a saúde mental em geral.

Assim aproveitando que hoje é sexta-feira que tal se conectar? Referências bibliográficas:

Martino, J.; Pegg, J.; Frates, E. P. The Connection Prescription: Using the Power of Social Interactions and the Deep Desire for Connectedness to Empower Health and Wellness. Am J Lifestyle Med. 2017 Nov-Dec; 11(6): 466–475.

Umberson, D.; Montez, J. K. Social Relationships and Health: A Flashpoint for Health Policy. J Health Soc Behav. 2010; 51(Suppl): S54–S66.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome