Como manter a alimentação saudável no fim de ano

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Mesmo sendo um ano totalmente atípico e com indicações de manutenção do isolamento social e encontros restritos aos familiares mais próximos, o Natal e o Ano Novo são momentos em que tradicionalmente comemos um pouco mais e saímos da nossa dieta tradicional.

Mas, afinal, devemos de fato ter essa preocupação? Bom, primeiro que estamos falando de duas grandes ocasiões, apenas! Portanto, são exceções… e como sempre digo, não vivemos de exceções…

Mas se você ainda quer algumas dicas práticas para não ficar com peso na consciência, aqui vão elas:

  • Não exagere a ponto de se sentir mal.;
  • Conheça seu limite fisiológico;
  • Sirva-se de pequenas porções para se acaso quiser repetir aquela preparação sensacional.;
  • Inicie a ceia sempre por saladas com folhas, vegetais e até frutas, fazendo um prato colorido com saladas primeiramente
  • Se quiser provar mais de um carboidrato (arroz, massas…), diminua o tamanho da porção… isso vale para a sobremesa também.;
  • Não esqueça das frutas!
  • Beba com moderação…
  • Prefira sucos naturais, ou integrais;
  • Para saladas, prefira folhas verdes com frutas da estação e procure temperar com limão e azeite;
  • Não fique em jejum até a hora da ceia, procure se alimentar conforme de costume;

E talvez, o mais importante! Não se culpe! Comeu, exagerou? Amanhã é outro dia, você não vai perder todo o seu progresso realizado ao longo do ano em uma única ocasião! Não tente compensar no dia seguinte, ficando sem comer… continue firme e volte à sua rotina normal de alimentação e atividade física!

Desejamos um feliz natal e um ano novo com muita saúde!

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