Carnaval: como ficam a alimentação e a hidratação?

Uma boa alimentação garante que os dias de festa sejam aproveitados sem descuidar da saúde!

0
98

O carnaval está chegando e com ele, a importância do cuidado com a alimentação e a com a hidratação devem estar presentes!

Você sabe por quê?

Nesses dias, a exposição ao calor intenso somado as atividades típicas do carnaval, seja nos bloquinhos, no carnaval de rua ou mesmo ou nos clubes, exige cuidados especiais. Não dá para pensar que depois do carnaval é só fazer um “detox”! Os cuidados devem ser antes, durante e depois.

Isso porque, é muito comum que neste período as pessoas consumam bebidas alcoólicas em excesso, esquecendo da importância da água e até mesmo, da boa alimentação.

Além disso, a perda hídrica por meio da sudorese causada por qualquer atividade física, principalmente realizada em ambientes quentes, pode levar à desidratação, podendo alterar o equilíbrio hidroeletrolítico, dificultar a termo regulação e, assim, representar um risco para a saúde.

Por isso, é fundamental que o consumo de líquidos seja mantido. E aqui, a dica é variar entre o consumo de água, sucos, chás ou água de coco.

O gasto energético nesse período também se mantém, por isso, é fundamental se alimentar, para não correr o risco de passar mal nos dias de folia. Evitar ficar períodos longos sem se alimentar, fazer refeições em quantidades menores, evitando alimentos gordurosos, de digestão mais lenta, também é importante.

Por isso, o consumo de carnes em excesso também pode ser repensado. Uma dieta a base de plantas (plant-based), é uma excelente opção de fácil digestão, com boa fonte de fibras, sacia a fome e não causa desconfortos!

Levar algumas opções de lanches rápidos também pode ser um grande aliado: porções individuais com mix de oleaginosas, por exemplo: castanhas, amêndoas, nozes, pistache, garantem uma boa dose de energia necessária, além de serem fáceis de levar no bolso ou na mochila.

Outra dica importante é estar atento aos alimentos que serão consumidos fora de casa: avaliar as condições de higiene do local e evitar locais que apresentam condições inadequadas de preparo.

Não descuide da saúde nesses dias. Aproveite para curtir as festas, com responsabilidade e atenção aos sinais do seu corpo!

            Um ótimo carnaval a todos!

 

Referências bibliográficas:

Machado-Moreira, C. A.; Vimieiro-Gomes, A. C.; Silami-Garcia, E.; Rodrigues, L. O. C. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Rev Bras Med Esporte _ Vol. 12, Nº 6 – Nov/Dez, 2006.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome