Câncer infantil: o importante papel da nutrição na oncologia pediátrica

0
147
Câncer infantil

Neste mês que discutimos sobre prevenção e tratamento do câncer – os de mama e colo de útero de forma mais expressiva, mas também sobre a doença no geral – é essencial falar sobre o papel da enfermidade em crianças e as consequências decorrentes desse processo.

Entre os pesquisadores, a desnutrição, que pode se apresentar na forma de obesidade ou subnutrição, já é bem conhecida como causa de complicações clínicas nos pequenos que lutam contra a câncer. De fato, os riscos para a saúde associados à desnutrição foram identificados tanto durante o tratamento ativo quanto na sobrevivência a longo prazo.

Ainda que esses efeitos adversos ainda não sejam totalmente compreendidos pela ciência, os benefícios de promover um estado nutricional adequado são claros! E uma das principais explicações está relacionada à saúde da microbiota, principalmente por ajudar a promover a redução do gasto de energia, algo tão vital em se tratando de crianças enfermas.

Uma simples modificação na ingestão alimentar oferece a perspectiva de não apenas corrigir a microbiota alterada das crianças, mas também de reverter os efeitos negativos no organismo resultantes do câncer e seu tratamento.

Nesse contexto, o suporte nutricional, principalmente por meio de combinações de alimentos vegetais, melhora os resultados clínicos, incluindo a sobrevivência dos pequenos pacientes oncológicos que apresentam desnutrição aguda. Ou seja, uma boa nutrição certamente pode ser considerada um remédio de baixo custo!

Dessa forma, embora muitas incertezas ainda permaneçam e mais estudos na área sejam necessários, é importante que profissionais oncológicos e pais de crianças com câncer se atentem para o importante papel de um estado nutricional adequado no tratamento e recuperação da doença.

Referência bibliográfica:

BARR, R. D., & LADAS, E. J. The role of nutrition in pediatric oncology. Expert Review of Anticancer Therapy, 2020. doi:10.1080/14737140.2020.1719834 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome