Benefícios da atividade física

0
86

A prática de atividade física é uma excelente ferramenta para a melhoria da saúde geral (física, mental e emocional!), algo não só apontado há muitas décadas pela ciência, como também comprovado por especialistas e pelos próprios praticantes.

São inúmeros os benefícios que os exercícios regulares trazem para o corpo, como:

  • Melhora da força, autoestima e imagem corporal
  • A redução do colesterol LDL (popularmente conhecido como colesterol ruim)
  • Aumento do colesterol HDL (popularmente conhecido como colesterol bom)
  • Redução na ocorrência de lesões na coluna
  • Melhora do metabolismo da glicose em pacientes com diabetes tipo II
  • Fortalecimento do sistema imunológico (em caso de programa de exercícios progressivos de intensidade moderada)
  • Diminuição do estresse

Falando especificamente de crianças, os novos guias também apontam que as atividades físicas podem ser uma forma de prevenção de doenças crônicas na infância e posteriormente na vida adulta.

Mas para que as atividades físicas possam realmente proporcionar todos os benefícios apontados para os pequenos, foram criadas novas diretrizes que recomendam uma abordagem mais equilibrada, de forma a melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea, cardiovascular e metabólica. As principais orientações são:

  1. Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos devem praticar pelo menos 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa (como andar de bicicleta, nadar e dançar).
  2. A maior parte da atividade física diária deve ser aeróbica. Atividades de intensidade vigorosa, incluindo aquelas que fortalecem músculos e ossos (como jogar futebol, pedalar e correr) devem ser praticadas pelo menos 3 vezes por semana.

É sempre importante lembrar que brincadeiras, jogos, recreação, esportes e aulas despretensiosas de educação física também são essenciais para a qualidade de vida dos pequenos, ainda que não sejam exercícios planejados. Assim como outras atividades familiares, escolares e comunitárias.

Como vimos, praticar atividades físicas é um hábito saudável que pode prevenir muitos problemas de saúde. Por isso, precisamos incentivá-lo em nossos filhos desde cedo, buscando identificar as suas preferências de atividades, respeitando suas limitações e também mostrando como pode ser prazeroso se exercitar.

Além disso, é essencial que uma alimentação equilibrada seja associada aos exercícios, assim como alimentos que garantam energia antes e depois das atividades. A seguir, confira três receitas que podem ajudar:

Bolinho de maçã com canela

Foto: @juwatanabe

3 ovos

1 copo de iogurte natural

½ xícara (chá) de óleo vegetal da sua preferência

1 xícara (chá) de açúcar demerara

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

2 maçãs raladas (com casca, sem sementes)

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: Bata os ovos, o iogurte, o óleo, o açúcar e a farinha no liquidificador ou na batedeira. Transfira essa mistura a uma vasilha e adicione as maçãs, a canela e, por último, o fermento peneirado. Coloque a mistura em forminhas de papel (dentro de formas de cupcake). Finalize com fatias finas de maçã e canela. Leve ao forno médio (180º C) preaquecido por cerca de 25 minutos ou até que o palito ele saia seco.

Muffins salgados

Foto: @juwatanabe

1 cenoura pequena ralada

1 xícara (chá) de farinha de farinha de aveia

1 xícara (chá) de farinha de grão de bico ou outra farinha de sua preferência

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (separar um pouco para salpicar no final)

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

100ml de óleo vegetal

100ml de leite da sua preferência

2 ovos

1 colher (chá) de orégano

1 colher (sopa) de gergelim torrado

Sal a gosto

Modo de preparo: Misture os ingredientes líquidos em uma vasilha e os ingredientes secos em outra. Adicione os líquidos na mistura seca. Não trabalhe demais a massa. Adicione um pouco de orégano e uma pitada de sal. Coloque nas forminhas próprias para muffins ou cupcakes e salpique o queijo ralado e o gergelim. Asse em forno 200º C, preaquecido, por cerca de 20 a 25 minutos ou até que estejam dourados.

Dica: uma ótima maneira de agregar mais vitaminas e minerais nos lanchinhos dos pequenos é acrescentar os vegetais que tiver em casa, como abobrinha, brócolis, couve-flor ou espinafre.

Crepioca de frango com cottage

Foto: Pinterest

½ xícara (chá) frango cozido e desfiado

2 colheres (sopa) de cottage

1 ovo

3 colheres (sopa) de tapioca

Sal a gosto

Modo de preparo: Em uma vasilha pequena, adicione o frango cozido e desfiado com o cottage e sal a gosto. Mexa bem. Reserve. Em outra vasilha pequena, misture o ovo, a tapioca e uma pitada de sal. Aqueça uma frigideira antiaderente e adicione a crepioca. Deixe dourar dos dois lados. Retire do fogo e recheie a crepioca com o creme de frango com cottage. Faça um rolinho. Sirva em seguida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome