Atividade Física e Medicina do Estilo de Vida

0
54

Um dos pilares da medicina do estilo de vida é a atividade física, ou seja, para ter um estilo de vida saudável, é fundamental adotarmos uma atividade para chamar de nossa!

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, avaliou a relação das percepções dos indivíduos sobre seu nível de atividade física com os resultados de mortalidade em nível populacional.

Os resultados mostraram que os indivíduos que sabiam que eram menos ativos do que outros tinham até 71% mais chances de morrer no período de acompanhamento, do que aqueles que se consideravam mais ativos.

Ou seja, além dos benefícios da atividade física nos padrões metabólicos do indivíduo, se sentir ativo fisicamente também é um fator importante.

Um outro artigo, agora de revisão, descreveu o impacto da corrida, uma das atividades físicas mais populares no mundo, como a chave principal da medicina do estilo de vida para promover a longevidade.

Segundo os autores, os corredores têm um risco reduzido de 25% a 40% de mortalidade prematura e vivem aproximadamente 3 anos a mais que os não corredores.

O artigo mostra evidências convincentes de que a corrida oferece benefícios à saúde para a prevenção de doenças crônicas e mortalidade prematura, independentemente do sexo, idade, peso corporal e condições de saúde, podendo aumentar a longevidade.

Para os pesquisadores, além de poder se um pilar da medicina de estilo de vida sob a perspectiva da saúde pública a corrida é muito econômica.

Claro que não podemos generalizar os resultados, pois tudo depende das particularidades de cada indivíduo. Avaliar as condições médicas o condicionamento físico e o estado nutricional, são cuidados imprescindíveis a serem tomados para garantir um resultado efetivo.
Exercite-se! Escolha a atividade que você mais gosta e inclua na sua rotina;

Referências bibliográficas:
Zahrt, O. H.; Crum, A. j. Perceived physical activity and mortality: Evidence from three nationally representative U.S. samples. Health Psychol. 2017 Nov;36(11):1017-1025.
Lee D, et al. Running as a Key Lifestyle Medicine for Longevity. Prog Cardiovasc Dis (2017), http://dx.doi.org/ 10.1016/j.pcad.2017.03.005

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome