Alimentos funcionais e compostos bioativos

1
51

O mês de junho será muito especial para nós, pois lançaremos nosso livro sobre Compostos Bioativos!! E, para entrarmos no clima do assunto, hoje vamos falar brevemente sobre esse tema!

Você sabe o que é Alimento Funcional?

Alimentos funcionais podem ser definidos como todo alimento ou ingrediente com alegação de propriedade funcional ou de saúde, além de funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente, produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica (Anvisa, 1999).

Portanto, estes alimentos contêm ingredientes cuja ação pode ser: auxiliar na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, ou na proteção das células contra os radicais livres, no funcionamento do intestino, na redução da absorção do colesterol, no equilíbrio da flora intestinal, entre outros tantos exemplos. Mas, é importante ressaltar que para obter estes benefícios, o consumo destes alimentos deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Mas, o que são compostos bioativos?

Os alimentos funcionais contêm um ou mais compostos com impacto positivo na saúde, chamados substâncias bioativas – nutriente ou não nutriente consumido normalmente como componente de um alimento, que possui ação metabólica ou fisiológica específica no organismo humano (Anvisa, 2002).

Os compostos bioativos (nutrientes ou não) não têm níveis estabelecidos de baixa ingestão porque o baixo consumo não acarreta necessariamente alguma carência ao organismo. Enquanto os nutrientes têm função no organismo, os compostos bioativos têm ação de modular positivamente algumas funções no organismo, otimizando-as.

E se você quer saber mais sobre esse tema, quais são os alimentos funcionais e os compostos bioativos mais importantes para a saúde, continue nos acompanhando ao longo do mês!

 

 

Referências bibliográficas:

ANVISA. Resolução nº 18, de 30 de abril de 1999. Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas para análise e comprovação de propriedades funcionais e ou de saúde alegadas em rotulagem de alimentos, constante do anexo desta portaria.

ANVISA. RESOLUÇÃO-RDC ANVISA Nº 2, DE 7 DE JANEIRO DE 2002. Aprova o Regulamento Técnico de Substâncias Bioativas e Probióticos Isolados com Alegação de Propriedades Funcional e ou de Saúde, e dá outras providências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome