Alimentos funcionais e compostos bioativos na infância e adolescência

Vitamina A, C e zinco exercem um papel fundamental no apoio ao crescimento e desenvolvimento das crianças.

0
130

Já sabemos que os compostos bioativos são essenciais para a manutenção da saúde dos indivíduos e já vimos, inclusive, sua importância nos primeiros mil dias de vida.

Mas durante a infância, devemos nos preocupar em oferecer uma alimentação com estes compostos?

Certamente que sim. O período da infância e adolescência é marcado por um intenso crescimento, necessitando assim, de um aporte adequado de nutrientes para seu pleno desenvolvimento. E por isso, a alimentação é tão importante.

Mas quais os compostos bioativos que devemos priorizar?

Um estudo transversal investigou os níveis de vitamina A e β-caroteno no sangue de crianças com asma. No estudo, foram incluídas 433 crianças em idade escolar com asma e 537 crianças saudáveis, entre 6 e 18 anos de idade. Os resultados mostraram que a concentração de vitamina A no sangue foi significativamente menor nos indivíduos asmáticos do que nas crianças saudáveis, indicando, portanto que, a redução da vitamina A em crianças asmáticas pode ter implicações para a doença.

A principal explicação proposta pelos autores é de que a vitamina A e os carotenoides, por serem antioxidantes dietéticos, provavelmente desempenham um papel importante contra a inflamação das vias aéreas.

Em um outro artigo, agora uma revisão bibliográfica, os pesquisadores discutem os papéis da vitamina C e do zinco no apoio ao crescimento e desenvolvimento das crianças, com um foco particular nos papéis complementares que desempenham no apoio às funções imunológicas e no combate às infecções.

De forma geral, os autores apontam que existem evidências crescentes de que a deficiência de vitamina C e zinco afeta negativamente o crescimento físico e mental das crianças e pode prejudicar a defesa imunológica. A nutrição deve ser o principal veículo para fornecer esses nutrientes essenciais; entretanto, a suplementação pode representar um método de suporte válido, especialmente em regiões em desenvolvimento e de carência alimentar.

Mas, estes são apenas alguns dos nutrientes e compostos bioativos que devem ser priorizados na infância e adolescência. Já discutimos aqui no portal, por exemplo, a importância do ômega 3 e do leite, também, fundamentais para este período. Corre lá e confere nossas discussões.

 

 

Referências bibliográficas:

Al Senaidy A. M. Serum vitamin A and beta-carotene levels in children with asthma. J Asthma. 2009 Sep;46(7):699-702. doi: 10.1080/02770900903056195.

Maggini, S.; Wenzlaff, S.; Horning, D. Essential role of vitamin C and zinc in child immunity and health. J Int Med Res. 2010 Mar-Apr;38(2):386-414.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome