Alimentos de época: a importância da sazonalidade

0
1147

Todos nós já ouvimos falar sobre a importância de se consumir alimentos produzidos de acordo com as épocas do ano, não é mesmo? Nos tempos mais antigos, consumia-se apenas o que era produzido em um determinado período do ano, principalmente porque a tecnologia de alimentos ainda não existia.

Além de serem mais saborosos e suculentos, são economicamente mais acessíveis e são encontrados facilmente, e o mais interessante é que a sazonalidade também pode alterar o nosso hábito alimentar.

Um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros publicado no European Journal of Clinical Nutrition avaliou as diferenças na ingestão de alimentos ao longo das estações e a influência da sazonalidade sobre o comportamento alimentar associado às características demográficas, como sexo e a idade.

No total, o estudo incluiu 273 indivíduos,que foram avaliados por meio de um recordatório de 24 horas e os itens alimentares relatados foram classificados em grupos de alimentos.

Além disso, foram realizados teste sobre as diferenças na ingestão de grupos alimentares ao longo das estações do ano.

Os resultados mostraram que a ingestão de frutas, sucos naturais e bebidas açucaradas foi menor no inverno, enquanto a de grãos e derivados foi maior. No outono as pessoas comem menos vegetais folhosos, peixes e frutos do mar.

O consumo de café e ovos foi maior na primavera e no inverno foi maior a ingestão de chocolate em pó e açúcar, sal e aves magras.

Outro dado interessante é que mulheres e homens têm consumos diferentes em relação aos grãos e derivados e também em relação aos ovos, aves gordas e carne processada alterando-se o consumo ao longo das estações.

Portanto, os pesquisadores identificaram que a ingestão de alimentos pode mudar sazonalmente e que a variação sazonal depende do sexo e da idade.

Em especial, no inverno observou-se a redução da ingestão de frutas e sucos, e no outono, de verduras e pescados, porém este consumo é compensado, pela utilização mais substancial de grãos e massas nestas estações.

Achou interessante? Conta pra gente quais são seus alimentos sazonais preferidos!

 

Referência bibliográfica:

ROSSATO, S. L.; OLINTO, M. T. A.; HENN, R. L.; MOREIRA, L. B.; CAMEY, S. A.; ANJOS, L. A. ET AL. Seasonal variation in food intake and the interaction effects of sex and age among adults in southern Brazil. Eur J Clin Nutr. 2015; Apr 1. doi:10.1038/ ejcn.2015.22

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome