A meditação na Medicina do Estilo de Vida

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A medicina do estilo de vida propõe um dos seus pilares, a meditação, como uma possível opção terapêutica para o manejo do estresse e da ansiedade.

Em uma revisão sistemática, os pesquisadores avaliaram uma ampla gama de intervenções no estilo de vida para o tratamento de transtornos de ansiedade.

O incentivo a mudança no estilo de vida, a adoção de exercícios moderados, meditação e atenção plena, em conjunto com uma melhora na dieta, além da redução do consumo de cafeína, álcool e nicotina, evidenciou o papel benéfico das mudanças no estilo de vida no gerenciamento de transtornos de ansiedade.

A prática da atenção plena pode auxiliar os indivíduos a se envolverem mais em suas atividades diárias e a apreciar melhor os prazeres da vida à medida que eles acontecem, podendo levar a melhorias na concentração e felicidade.

Além disso, a atenção plena, pode ajudar a diminuir sua pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, consumo de oxigênio, níveis de adrenalina e os níveis do hormônio do estresse cortisol.

Como praticar?

Bom, seguindo as orientações da medicina do estilo de vida de Harvard, os passos da atenção plena e outras técnicas podem ser desafiadores inicialmente, portanto, é aconselhável ter paciência logo no início. Mas, algumas dicas são válidas para te auxiliar no início deste processo:

Para começar, procure um local arejado e mais reservado, sente-se em silêncio, feche os olhos e concentre-se na respiração. Se desejar, diga uma palavra, como “paz” ou “um” cada vez que expira. Não se preocupe com pensamentos que lhe vêm à mente, concentre-se novamente em sua respiração e repita sua palavra.

Comece com pequenos momentos ou alguns minutos quando começar, e com a prática, conseguirá permanecer por períodos mais longos.  A prática de pelo menos 10 minutos por dia, ressaltam os benefícios fisiológicos.

 

Referências bibliográficas:

Sarris, J. et al. Complementary Medicine, Exercise, Meditation, Diet, and Lifestyle Modification for Anxiety Disorders: A Review of Current Evidence. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine Volume 2012.

Harvard Health Letter. The magic of mindfulness. Simple, life-changing steps to get engaged and get healthy. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-magic-of-mindfulness. Acesso em: 01/09/2019.

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