A alimentação de hoje, tem reflexo no amanhã!

0
81

Estamos falando de estilo de vida, e neste contexto queremos enfatizar a influência da nossa alimentação durante todos os estágios da vida influenciando o nosso presente e nosso futuro. Hum? Sim, isso mesmo, seu estado nutricional hoje pode ser o resultado do teu histórico alimentar durante toda sua vida.

Essa abordagem considera que todas as escolhas e exposições ao longo da vida exercem um efeito cumulativo sobre os desfechos de saúde ou doença do indivíduo.

Justamente sobre isso, a Organização Mundial da Saúde lançou um guia sobre as ações nutricionais essenciais e a integração da nutrição ao longo da vida.

Este guia destaca o papel central e essencial da nutrição como um determinante para uma vida mais saudável e destaca o papel da prevenção como base para uma promoção universal de saúde.

O objetivo geral do material é abordar tanto a desnutrição quanto o excesso de peso, traz orientações e fornece aos países um roteiro para melhores intervenções em todos os contextos, sobretudo, das doenças crônicas não transmissíveis.

O documento traz uma série de fatores de riscos que podem ser alterados para promover a saúde e prevenir a mortalidade precoce, em uma atitude preventiva, que aborda claramente ações em relação à nutrição e intervenções específicas como suplementação de micronutrientes ou recomendações sobre alimentação infantil.

O guia traz recomendações de necessidades de suplementação para cada caso e faixa etária, contemplando todas as fases do curso da vida, com dosagens adequadas, de acordo com as evidências científicas mais recentes.

Abordam recomendações que tratam das raízes da desnutrição e que incluem outros setores com implicações significativas para o estado nutricional, como, por exemplo água, condições de higiene e saneamento; controle de doenças infecciosas e saúde reprodutiva.

Com toda certeza, é uma leitura essencial para todos nós!

Acesse o documento aqui: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/326261/9789241515856-eng.pdf?ua=1

 

Referências bibliográficas:

WHO. Essential nutrition actions: mainstreaming nutrition through the life-course. Geneva: World Health Organization; 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome