Orientações para o controle de peso são eficientes para as festas de final de ano!

0
117

Uma intervenção que envolveu aconselhamento sobre o controle do peso e atividade física evitou o ganho de peso durante o período das festas de fim de ano.

Ao nos aproximarmos das comemorações de fim de ano muitos se preocupam com a alimentação. Mas, afinal, devemos de fato ter essa preocupação especificamente nessa época do ano? Bom, primeiro que estamos falando de duas ocasiões, apenas! Portanto, são exceções… e como sempre dizemos, não vivemos de exceções…

Ok, entendemos que dezembro também tem festa quase todos os dias e que essa mudança na rotina pode acarretar em um peso extra, por isso que alguns pesquisadores resolveram testar a eficácia de uma breve orientação nutricional para evitar o ganho de peso durante o período das festividades.

O artigo publicado no The British Medical Journal, trata-se de um estudo caso-controle, duplo-cego, randomizado. Os participantes, foram provenientes de diferentes locais de Birmingham, no Reino Unido.

Ao todo, foram incluídos 272 adultos com 18 anos ou mais e com um Índice de Massa Corporal acima de 20kg/m2: 136 foram randomizados para uma receber orientações e 136 para receberem um folheto sobre vida saudável.

Avaliações iniciais foram realizadas em novembro e dezembro, e outras de acompanhamento em janeiro e fevereiro (4-8 semanas após o início).

A intervenção teve como objetivos: aumentar a percepção do quanto comer e beber através da auto-pesagem regular e por meio do registro e reflexão na trajetória do peso; além de fornecer informações sobre boas estratégias de controle de peso durante o período de Natal; e informação sobre a atividade física equivalente em calorias (PACE) de alimentos e bebidas festivos consumidos regularmente. O objetivo era ganhar não mais do que 0,5 kg de peso inicial.

E o que os resultados revelaram?

O peso dos indivíduos do grupo que recebeu a intervenção apresentou uma variação média de 0,13 kg (IC de 95% ‐ 0,4 a 0,15) enquanto a variação média no grupo que recebeu apenas o folheto foi de 0,37 kg (IC de 95% – 0,12 a 0,62).

Ou seja, os autores concluem que uma pequena intervenção envolvendo auto-avaliação regular, aconselhamento sobre o controle do peso e informações sobre a quantidade de atividade física necessária para gastar as calorias de alimentos e bebidas festivos impediu o ganho de peso durante o período de férias de Natal.

Portanto, continuar seguindo as orientações nutricionais é essencial. Mas nada de extremismos, ok?!

Aproveite este momento em família! Aproveite este convívio e esta troca tão importante! Confraternize! Abrace, reveja pessoas queridas e aproveite para comemorar com uma boa alimentação! E boa alimentação não quer dizer apenas nutrientes! A boa nutrição vai além! Ela envolve aqueles alimentos que confortam o coração…

E talvez, o mais importante! Não sinta culpa! Comeu, exagerou? Te fez bem esse momento? Ok, então esqueça e vida que segue! Não tente compensar no outro dia, ficando sem comer… continue firme e volte à sua rotina normal de alimentação e atividade física!

Nós aqui do portal, desejamos a todos vocês, um período de festas de muita paz com a comida! E um 2019, repleto de coisas boas. Continuaremos por aqui, trazendo sempre muito conteúdo e informação científica!

 

Referências bibliográficas:

Mason, F., Farley, A., Pallan, M., Sitch, A., Easter, C., & Daley, A. J. (2018). Effectiveness of a brief behavioural intervention to prevent weight gain over the Christmas holiday period: randomised controlled trial. BMJ, k4867.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome