Novas diretrizes americanas de atividade física

As novas diretrizes para atividade física norte americana, fornecem informações e orientações sobre os tipos e a quantidade de atividade física necessária para a promoção da saúde, em diversos grupos populacionais.

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Todos nós sabemos da importância da prática de atividade física para a manutenção da saúde e para a redução dos riscos de muitas doenças crônicas. Assim, é essencial termos diretrizes que conduzam e orientem a prática de atividade física entre a população, uma vez que se constituem em instrumentos importantes no contexto da saúde pública.

Por isso, trazemos aqui para o portal, as novas diretrizes de atividade física para norte-americanos, publicados pelo JAMA, ainda nesse mês de novembro.

De forma geral, as novas diretrizes para atividade física fornecem informações e orientações sobre os tipos e a quantidade a ser realizada de atividade física para a promoção da saúde, de acordo com grupos populacionais.

Nesse sentido, as principais recomendações propostas para cada fase da vida são:

  • Crianças em idade pré-escolar (3 a 5 anos) devem estar fisicamente ativas durante todo o dia para promover o crescimento e o desenvolvimento;
  • Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos devem fazer 60 minutos ou mais de atividade física moderada a vigorosa diariamente;
  • Os adultos devem fazer pelo menos 150 minutos a 300 minutos por semana de intensidade moderada, ou 75 minutos a 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa, ou uma combinação equivalente de atividade aeróbica de intensidade moderada e vigorosa; também devem fazer atividades de fortalecimento muscular em 2 ou mais dias por semana;
  • Os adultos mais velhos devem fazer uma atividade física multicomponente que inclua treinamento de equilíbrio, bem como atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular;
  • Mulheres grávidas e puérperas devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana;
  • Adultos com condições crônicas ou incapacidades, devem seguir as principais diretrizes para adultos e fazer atividades de fortalecimento aeróbico e muscular.

 

Além dessas recomendações de acordo com a fase da vida, as diretrizes trazem recomendações para a prática de atividade física com segurança, tais como:

  • Escolher tipos de atividade física apropriadas para sua condição atual e metas de saúde;
  • Aumentar a atividade física gradualmente ao longo do tempo até atingir as metas individuais;
  • Pessoas inativas devem começar com atividades de baixa intensidade e aumentar gradualmente a frequência e duração das atividades;
  • Utilizar equipamentos e esportes apropriados, escolhendo ambientes seguros, seguindo regras e fazendo escolhas sensatas sobre quando, onde e como estar ativo;
  • Estar sob os cuidados de um profissional de saúde (existindo condições) ou sintomas crônicos;
  • Pessoas com condições crônicas e sintomas podem consultar um profissional de saúde ou especialista em atividade sobre os tipos e duração apropriados;

Portanto, as diretrizes recomendam que profissionais da saúde e formuladores de políticas públicas conheçam as novas diretrizes e a divulguem – promovendo assim, a prática de atividade física e, consequentemente, a promoção da saúde entre a população.

Como visto, apesar de ser um guia norte americano, vale a pena conhecer as principais recomendações e acompanhar os novos encaminhamentos das diretrizes brasileiras! Vamos ficar atentos.

As recomendações de atividade física utilizadas no Brasil são as mesmas realizadas pela OMS e vão de encontro com as novas recomendações americanas. O quadro abaixo resume essas diretrizes.

 

Recomendação de atividade física para redução dos riscos de doenças crônicas não transmissíveis
Idade Recomendação/Semana Nível de atividade
5-17 anos Mais de 60 minutos de atividade aeróbica Moderada a Vigorosa
18-64 anos Mínimo de 150 minutos de atividade aeróbica Moderada
75 minutos de atividade aeróbica Vigorosa
Para benefícios adicionais* 300 minutos de atividade aeróbica Moderada
150 minutos de atividade aeróbica Vigorosa
> 64 anos 150 minutos de atividade aeróbica Moderada
75 minutos de atividade aeróbica Vigorosa
Para benefícios adicionais* 300 minutos de atividade aeróbica Moderada
150 minutos de atividade aeróbica Vigorosa
*Benefícios adicionais: Manutenção do peso saudável ou redução de peso
Fonte: OMS, 2011.

 

 

Referências bibliográficas:

Piercy, K. L., Troiano, R. P., Ballard, R. M., Carlson, S. A., Fulton, J. E., Galuska, D. A., … Olson, R. D. (2018). The Physical Activity Guidelines for Americans. JAMA.

WHO – Global Strategy on Diet, Physical Activity and Health. Physical Activity and Older Adults: Recommended levels of physical activity for adults aged 65 and above. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_olderadults/en/

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