Como despertar o interesse das crianças por alimentos saudáveis?

Artigo feito por nós para o site Alimente o Futuro e todas as mães!

0
84

A infância é o melhor período para formar hábitos saudáveis, os que aqui são aprendidos poderão se perpetuar por toda a vida. Uma criança saudável tem muito mais chance, no futuro, de ser um adulto com saúde.

Mas, inserir novos alimentos deixam ansiosos tanto os pais – que querem que a criança coma, quanto as crianças – que estão sendo apresentadas a essa novidade. Para passar por essa fase com mais tranquilidade, primeiro, entenda que a aceitação e o apetite podem variar muito e dependem de uma série de fatores como idade, nível de atividade física, quantidade consumida na última refeição, etc …

A aceitação é determinada por fatores pessoais e ambientais, ou seja, quanto mais são expostas, mais tendem a aceitar diferentes alimentos. A disponibilidade frequente e acessível de frutas, verduras e legumes está relacionada a maior aceitação1.

Quer exemplos? Disponibilize alimentos saudáveis e deixe-os fácil para o consumo: frutas lavadas e picadas em diferentes formas, guardadas em potes coloridos na geladeira, prontas para o consumo. Leve as crianças às compras, principalmente em feiras livres para aumentar o contato com o universo desses alimentos.

Ao observar pessoas conhecidas comendo, a criança também identifica que a comida pode ser boa, por isso, dê exemplo, e coma o mesmo que oferece. Envolva-os nas preparações de receitas. Realize, sempre que possível, as refeições em família.

E não desista! Ofereça o mesmo alimento mais de uma vez em formas, cores, texturas e preparações diferentes. A couve-flor pode ser cozida em buquet, picada e refogada, com molho branco, arroz de couve-flor e até empanada! Seja criativa, persistente e logo verá os resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome